Páginas

30 de jul. de 2011

Google compra cerca de mil patentes da IBM

A Google comprou uma série de patentes da IBM por uma quantia não revelada. A notícia foi divulgada inicialmente no blog SEO by the Sea, confirmada depois por várias redes de notícias, como o The Wall Street Journal.
São pouco mais de 1000 patentes envolvendo fabricação e arquitetura de memória e chips, arquitetura de computadores incluindo servidores e roteadores, e mecanismos de pesquisa online, entre outras coisas.
Não está claro num primeiro momento quais das patentes serão realmente úteis a curto prazo, mas nesse mundo onde qualquer ideia genérica pode ser patenteada, ter mais patentes é uma boa forma de se defender - chega a ser contraditório, mas é o que ocorre.

Em abril o grupo tentou conseguir as patentes da falida Nortel, até chegou a oferecer $900 milhões para começar o leilão, aumentando o valor com números famosos. Só que não levou. Um consórcio formado por concorrentes conseguiu o pacotão por $4,5 bilhões. Entre os participantes estavam nada mais, nada menos, do que Microsoft, Apple e RIM, além de Sony, Ericsson e EMC.
Com isso a Apple ganhou ainda mais poder para lutar contra o Android nos tribunais, já que se depender de uma concorrência mais comercial ela está perdida. O mesmo vale para a Microsoft em sua guerra contra fabricantes, destacando Samsung e HTC. E não para por aí, tem a Oracle com patentes do Java (cujas ideias foram implementadas no Android) e alguns outros casos...
Na ocasião das patentes da Nortel até um post no blog do Google foi feito para reclamar do obsoleto sistema de patentes, que permite o registro de ideias genéricas e de baixa qualidade, que prejudicam a inovação e o desenvolvimento.

As 1000+ patentes da IBM são bem menores em quantidade do que as 6 mil da Nortel, mas isso não significa uma guerra perdida. Se algumas delas se aplicarem a produtos já lançados pela Microsoft e/ou Apple, podem servir para a Google de ameaça do tipo "você me processa, então eu te processo também". No final das contas o caso pode ser solucionado com acordos em que uma empresa evita processar a outra, e provavelmente é isso que a Google espera.
Há especulações de que a empresa tem interesse em patentes da InterDigital, colocadas à venda recentemente. É uma disputa que não acaba nunca, não enquanto o sistema de patentes norte-americano não mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário